Muito provavelmente se voce vive no meio do motociclismo ja viu as obras do David Mann,
São clássicas, são lindas e todo mundo "pira". Elas remetem exatamente o que todo biker, é, sente ou quer ser.
David Mann
Fanático por carros customizados, Mann conseguiu o seu primeiro emprego como pintor de automóveis em uma oficina de sua cidade natal e, assim que terminou o colegial, se mudou para a Califórnia, onde descobriu a paixão pelas motocicletas. Começou, então, a pintar cenas sobre a cultura “biker” e em 1963, trouxe algumas de suas obras para o Kansas City Custom Car Show e, o artista Tom Fugle se interessou por seu trabalho artístico, e com permissão de Mann, levou alguns dos seus trabalhos para Ed Roth(Considerados por muitos o pai da "Kultura Kustom"). Roth adorou as pinturas e resolveu comprar os direitos de dez das suas pinturas. Em 1971, a então novata, Easyriders Magazine procurava por um “motorcycle artist” e Mann respondeu ao anúncio. Desde então, os seus trabalhos passaram a ser publicados regularmente na revista e mantiveram um estreito relacionamento até os últimos dias de sua vida.
As pinturas de Mann retratavam cenas comuns do estilo de vida biker dos anos 60 e 70, tendo as “outlaw Harleys”, bobbers e choppers como principais retratações. Os cenários eram sempre surreais com céus distorcidos, muita cor e realismo e, principalmente, o humor das cenas vinham das suas próprias experiências de vida.
Mann seguiu com o seu trabalho até o início de 2003, quando a sua saúde começou a piorar. Ele adquiriu uma doença rara, causada pela evaporação de gases das tintas que ele usava, que acabaram com os seus pulmões. Os médicos, então, decidiram retirar os pulmões de David e a sua vida passou a depender de um respirador. Um dia após completar sessenta e quatro anos, sua mulher resolveu desligar os aparelhos que o mantinham vivo e ele veio a falecer.
Obras:
Nenhum comentário:
Postar um comentário