quarta-feira, 10 de julho de 2013

David Mann: Você ja viu as suas obras mas provavelmente não sabe quem foi.



Muito provavelmente se voce vive no meio do motociclismo ja viu as obras do David Mann,
São clássicas, são lindas e todo mundo "pira". Elas remetem exatamente o que todo biker, é, sente ou quer ser.

David Mann
Fanático por carros customizados, Mann conseguiu o seu primeiro emprego como pintor de automóveis em uma oficina de sua cidade natal e, assim que terminou o colegial, se mudou para a Califórnia, onde descobriu a paixão pelas motocicletas. Começou, então, a pintar cenas sobre a cultura “biker” e em 1963, trouxe algumas de suas obras para o Kansas City Custom Car Show e, o artista Tom Fugle se interessou por seu trabalho artístico, e com permissão de Mann, levou alguns dos seus trabalhos para Ed Roth(Considerados por muitos o pai da "Kultura Kustom"). Roth adorou as pinturas e resolveu comprar os direitos de dez das suas pinturas. Em 1971, a então novata, Easyriders Magazine procurava por um “motorcycle artist” e Mann respondeu ao anúncio. Desde então, os seus trabalhos passaram a ser publicados regularmente na revista e mantiveram um estreito relacionamento até os últimos dias de sua vida.
As pinturas de Mann retratavam cenas comuns do estilo de vida biker dos anos 60 e 70, tendo as “outlaw Harleys”, bobbers e choppers como principais retratações. Os cenários eram sempre surreais com céus distorcidos, muita cor e realismo e, principalmente, o humor das cenas vinham das suas próprias experiências de vida.
Mann seguiu com o seu trabalho até o início de 2003, quando a sua saúde começou a piorar. Ele adquiriu uma doença rara, causada pela evaporação de gases das tintas que ele usava, que acabaram com os seus pulmões. Os médicos, então, decidiram retirar os pulmões de David e a sua vida passou a depender de um respirador. Um dia após completar sessenta e quatro anos, sua mulher resolveu desligar os aparelhos que o mantinham vivo e ele veio a falecer. 

Obras:


Nenhum comentário:

Postar um comentário